domingo, 10 de dezembro de 2017

2017/2018 - 14ªJ: SL Benfica 3 Estoril 1

Era essencial... Esperem aí. Vai ser sempre essencial... Vencer as partidas para amealhar os 3 pontos! Ontem, este essencial foi conseguido mais uma vez. E com justiça. Mas tornou-se complicado...
A equipa esperada... Claro que cada um de nós tem a sua sensibilidade no que diz respeito ao modo em como vemos e entendemos o futebol e na minha perspectiva, isto já é um pouco repetitivo e qualquer dia poderá não ser suficiente... É um alinhamento que parece dar conforto ao treinador mas que não consegue manter uma bitola contínua ao longo dos 90 minutos. Sim... É impossível manter níveis exibicionais durante tanto tempo mas é perfeitamente possível ser-se capaz de contrariar de uma forma segura e eficaz os fogachos de equipas teoricamente inferiores: Ontem, o Benfica não o fez e colocou-se calmamente na linha de fogo que nem um pato bravo.

Mas a primeira parte foi agradável. Notou-se o querer no conjunto e também algo que tem andado desaparecido: A coragem em fazer passes de risco em profundidade! Resultado? Jogadas de algum fino recorte onde as transições ofensivas rápidas e bem articuladas foram o prato forte. Deste modo, o Benfica quase que derrotou o Estoril na primeira meia-hora... Os canarinhos vieram à Catedral jogar de forma muito corajosa: Defender muito perto da linha média o que era um risco que aceitaram e pelo qual pagaram caro.

Marcaram-se 2 golos e ficaram talvez outros 2 por marcar. O problema é que Moreira (já cumpriste o que prometeste?) atinou com o esquema do Benfica (subiu uns metros e interceptou 3/4 lances de ataques do Benfica), os seus colegas de defesa subiram mais, congestionando mais o meio campo e... O Benfica começou a errar muitos passes oferecendo bolas ao adversário já quase no seu próprio meio campo!

A partir dos 30 minutos, uma equipa candidatada ao título a jogar com 5 médios não pode deixar-se enlear da forma que o Benfica se deixou... Especialmente nos últimos minutos da primeira parte. Varela começou a brilhar... E o Estoril acabou por marcar! Incompreensível! Há que exigir mais do colectivo...

Na segunda metade, o Estoril entrou cheio de energia. Parece que estavam fresquinhos! O Benfica ficou atordoado e deixou-se ir durante 5 minutos e Varela lá safou a equipa! Felizmente que o conjunto arregaçou as mangas e estancou os ímpetos estorilistas, sentenciando a partida ao minuto 59...

Mas... Mais uma vez, o conjunto recuou talvez pensando que conseguia gerir a partida a partir do seu meio campo. Errado. O Estoril, ainda fresco, assenhoriou-se da partida e empurrou o Benfica para perto da sua grande área tendo inclusive marcado um golo que o VAR anulou. RV lá começou com as suas alterações mais do que previsíveis e que pouco ou nada acrescentaram à qualidade de jogo da equipa: Samaris, Rafa e Jiménez. Nada mudou, tudo na mesma neste 4-5-1 que pouco já acrescenta à qualidade de jogo.

Até ao final da partida, houve lances de algum perigo em ambas as balizas mas a partida lá terminou com 3-1! Vitória justa do Benfica frente a um adversário que... Estava em último lugar na classificação! Verdade... A equipa que ontem conseguiu manietar a espaços o Tetra campeão estava e está em último lugar... Incrível não é? Eu poderia perguntar aos estorilistas se sempre têm jogado desta maneira ou se se aprumaram para a partida de ontem... Recorrente.

Notas sempre a doer:

Varela 8: Safou a equipa. Mais seguro neste momento. O melhor em campo o que quer dizer algo...
Almeida 5: Razoável, sabendo nós que ele é médio e tenta cumprir quando joga a lateral.
Luisão 6: O habitual neste defesa que irá ficar na história do clube. Joga com inteligência e com o que o corpo ainda permite. Dá tudo em campo.
Jardel 5: Ficou mal no golo do Estoril. Mas teve actuação pendular.
Grimaldo 6: Mais afoito a atacar, esteve relativamente bem durante toda a partida.
Fejsa 5: Alguns furos abaixo do normal. O sérvio poderá estar a pagar a factura de estar à tanto tempo sem lesões 😉.
Pizzi 5: Nada de realce numa exibição cheia de malabarismos visuais com pouco aproveitamento real. Nada de realce a não ser 2 golos feitos que...
Krovinovic 6: Na confusão que é este esquema, o croata conseguiu surgir no momento ideal e sentenciar a partida num golo de belo efeito.
Pessoalmente, gostava de o ver ali a meio campo só com Fejsa.
Salvio 7: Grande primeira parte do argentino: Um golo e uma assistência!
Depois, na 2ª, lá se foram as forças.
Cervi 7: Muita luta o argentino. Essencial para crescer ainda mais como jogador. Duas assistências para golo...
Jonas 6: Mais um golo.
Muita entrega. Quando saiu aos 84 minutos, já não estava em jogo há muito tempo.

Quem entrou: Samaris (para a luta), Rafa para... Refrescar (Ainda não se conhece o total potencial deste jogador e muito menos o lugar exacto para o colocar)? Jiménez para esticar as pernas...

Este esquema de RV... É previsível! Basta o adversário ter qualidade e pernas para o anular (viu-se na LdC). Depois para piorar, não há alterações cirúrgicas quando podem/deveriam ser feitas. As consequências são o jogo enfadonho e pouco eficaz de ontem... Certo que a equipa não desceu ao nível do que aconteceu aquando da sua ida ao Bessa mas nota-se que é um esquema muito frágil e que só é utilizado porque transmite segurança defensiva (ou mais solidez na hora de defender) a quem o engendra porque ontem, os calafrios aconteceram mais do que uma vez.

Como já o escrevi, Jonas ali sozinho só dura enquanto tem pernas. Depois ele entra numa espiral descendente e é triste vê-lo a cambalear até ser substituído. Seria muito arriscado que a primeira substituição tivesse sido Rafa por Pizzi? Alargando a a frente de ataque e a aumentando a possibilidade de um jogo com mais profundidade? Seria arriscado que a segunda alteração fosse a saída de Jonas para a entrada de Jiménez ou de Seferovic? É que Rafa com a sua velocidade, poderia jogar mais recuado (ajudando os seus colegas do miolo) o que lhe daria mais espaço à frente... Vou arriscar: E, contra esta equipa, ter jogado com Jonas-Jiménez e Fejsa-Krovinovic de início? Muito arriscado? Não sei. O que sei é que o melhor artilheiro do presente campeonato iria durar mais tempo o que é muito prejudicial para as defesas adversárias... Isto são opiniões claro. Cada um tem a sua.

Outro facto interessante: Os 2 primeiros golos do Benfica foram obtidos em contra ataque!!! Contra ataque...

Em relação ao árbitro, João Pinheiro, lembram-se dele nesta partida? Esperava tudo... Há uma grande penalidade por assinalar contra o Benfica: Fejsa foi imprudente, derrubando um jogador do Estoril dentro da grande área... Felizmente que a jogada seguiu e resultou em golo para o Estoril. Dizer que ficou um penálti por assinalar contra o Benfica é fácil... Mas é difícil admitir que se esse penálti tivesse sido assinalado, Kléber não marcaria aquele golo de cabeça e o jogo poderia ter ido para o intervalo com 2-0 no marcador.

O lance do VAR vai dar que falar. A santa aliança diz que Grimaldo jogou primeiro a bola com a mão (antes de Kléber) e que deveria ter sido assinalada uma grande penalidade...
Como podem verificar, a bola bate no peito de Grimaldo pelo que... O golo foi devidamente anulado já que Kléber:
Também se pediu grande penalidade por mão na bola de Luisão...
Barreira muito mal organizada
Os 2 primeiros golos do Benfica foram regulares:
Alguns foras de jogo mal assinalados ao ataque do Benfica também aconteceram.

Interessante o facto de que o defesa estorilista Halliche viu cartão amarelo por ter pedido ao árbitro para consultar o VAR aquando do 2º golo do Benfica... Pena Jorge Sousa não ter tido tomates para fazer isso na passada jornada. isso e muito mais claro.

PS1: Assim, vai ser mais difícil na próxima 4ª feira.

PS2: Que ele vença a luta:
Força PCSousa!

As melhores imagens possíveis de uma partida que contou quase com 50 mil almas...
Grande homenagem a um SENHOR que felizmente conheci.
O Natal já chegou à Rua Augusta. Vermelho e branco com certeza.

E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. A jogar como está a jogar o GLORIOSO não vai longe (veja-se o desastre que foi a LIGA dos CAMPEÕES). Somos benfiquistas mas não somos cegos nem burros!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos o que somos.

      Há que tentar melhorar, como? Quem lá está foi escolhido para o fazer.

      Eliminar
  2. Só gostava de saber por onde andam os jogadores emprestados?

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo