sábado, 30 de abril de 2016

2015-2016 32ªJ: SL Benfica 1 guimarães 0

Face à gestão de esforço e do plantel que tem vindo a ser feita este ano civil, ontem tivémos a exibição possível e o resultado desejado! Eram os três pontos o que era necessário (os campeonatos ganham-se com pontos e não com exibições), três pontos conseguidos com muita alma e coração mas muito justos.
Os Verdadeiros Heróis (mais Sálvio, Jiménez e Samaris).

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Como?

Com concentração, espírito de entreajuda, coragem e vontade!

É assim que o Benfica pode levar de vencida o jogo de mais logo ao final da tarde. Tem sido sempre assim mas há um crescendo na tensão latente com o aproximar do final do campeonato, por isso aos nossos jogadores:

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pequenos Bombardeiros: Javier Saviola

É o que dá nunca mais serem dezanove horas e Sexta feira...

Javier Pedro Saviola Fernández, lembram-se? Não foi assim há muito tempo que tivemos o prazer de ver nas fileiras do Benfica, este pequeno bombardeiro (1,68m)!

Depois do River Plate, Barcelona, Mónaco, Sevilha e Real Madrid, no início da época de 2009/2010, todos tivémos o prazer de o ver ingressar nos quadros do Benfica.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O Abafo Verde Continua

Estamos a caminhar a passos largos para a trigésima segunda jornada. Com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Benfica sabe o que tem a fazer na próxima sexta feira: Ganhar e ganhar bem!

terça-feira, 26 de abril de 2016

2015-2016 31ªJ: rio ave 0 SL Benfica 1

E lá vai o Benfica ganhando jogos na sua caminhada para a revalidação do título de campeão nacional... Os últimos, tirando a partida frente ao braga, de forma algo sofrida... Mas com muito mérito!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Pequenos Bombardeiros: Fabrizio Miccoli

Bem, Não tendo memória assim tão curta, penso que quase todos os leitores se lembram daquele que era apelidado de Il Piccolo Bombardieri...

terça-feira, 19 de abril de 2016

2015-2016 30ªJ: SL Benfica 2 setúbal 1

Mais calmo...

Vitória cujo contexto de onde saiu, a tornou ainda mais importante. Não tenham dúvidas que ontem se deu um passo de gigante na tentativa de revalidar o título de campeão nacional...

domingo, 17 de abril de 2016

30ª Jornada: A Verdadeira Transparência Do sporting!

Nem todos os adeptos do Benfica e do futebol em geral - não afectos ao sporting - terão visto a partida de ontem à noite. Eu penso que nem vale a pena porque é mais do mesmo: Ou as ajudas ajudam a construir o resultado; ou ajudam a ganhar o jogo.

O penoso é observar a isenção com a qual estas vitórias órfãs de transparência, são quase sempre tratadas na imprensa desportiva:

sábado, 16 de abril de 2016

Este Benfica Abril 2016

Temos de estar orgulhosos caros leitores adeptos do Benfica... É verdade:
Por extenso
O Benfica teve de ir à luta com o que tinha. Passou e passa por situações contextuais complexas mas chega, em meados de Abril, a este pequeno feito... Passou, passa e vai passar mas tem de continuar a caminhar firme por entre este fogo cruzado... Mas acredito que irá continuar no seu caminho! Se irá chegar incólume aos seus objectivos é outra questão.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

CL 15/16 - 4osF/2M: SL Benfica 2 Bayern de Munique 2

Antes de tudo, parabéns Sport Lisboa e Benfica!
O jogo foi em canal aberto pelo que todos terão visto a forma como o Benfica lutou pela passagem às meias finais mas que ainda não foi suficiente. Estivemos perto de lá chegar...
Será que me esqueci que Jonas, Gaitán e Mitroglou ficaram de fora? Que Luisão já estava no banco? Não! Mais uma vez, os jogadores que RV seleccionou responderam afirmativamente em todos os planos possíveis e imaginários.
O Benfica perdeu na falta de foco em períodos críticos: Uma perda de bola sem compensação e uma bola parada onde muitos dos nossos jogadores ficaram a admirar as maravilhosas bancadas da Catedral. São dejà vus que voltaram a acontecer nos últimos jogos...
Um detalhe que uma maior qualidade em certos sectores, poderia ter sido fulcral para outro desfecho. E eu não me esqueço que este é o primeiro ano deste novo Benfica!

Também é verdade que o Bayern, na sua construção ofensiva, na segunda parte, poderia ter marcado mais dois ou três golos... Digamos que o Benfica de RV deu demasiada importância a não ter brechas entre sectores de modo a não dar hipóteses as triangulações ofensivas dos eu adversário. O problema é que tínhamos de marcar golos... Outro problema é que Xavi Alonso, que pouco de mexe, foi deixado muito à vontade e ele é uma excelente artesão a distribuir jogo.
Há depois a considerar as amarras impostas aos dois extremos, Sálvio e Carcela. Sempre preocupados em ajudar os seus colegas da lateral, fez com que o Benfica perdesse amplitude ofensiva... Mas o Benfica queria ganhar e não tinha medo nem receio de o fazer. É o Bi Campeão de Portugal e não anda aqui a brincar...

Numa jogada rápida em que Eliseu teve um espaço para progredir, o Benfica abriu a contagem por Jiménez.
Muita raça e querer do mexicano a responder a um excelente cruzamento de Eliseu...
Em êxtase por termos empatado a eliminatória, Jiménez falhou logo a seguir um golo mais fácil... Tal como aconteceu a Jonas uma semana antes... É acontece, a quem está lá! Teria sido interessante ver o que aconteceria depois (parte 1).

O Bayern empatou dez minutos depois. Distracções posicionais uma atrás de outra deram-lhes o empate quando eles tinham sentido mais o falhanço de Jiménez do que o golo do mexicano.

Na segunda parte, os alemães deram um pequeno recital de toque curto (para distrair) e autênticas facadas nas costas dos laterais (para matar). Marcaram um, Ederson defendeu uma ou duas e outras foram desperdiçadas (uma ao poste).

RV foi mexendo e bem tirando Pizzi, Sálvio e Eliseu. A perder no resultado e a ganhar na identidade e atitude... O Benfica ainda empatou por Talisca numa excelente execução de um livre directo.
Muito bem o brasileiro.
Poderia ter-se colocado na frente pelo mesmo Talisca (má opção na segunda marcação de um livre, certo que apanhou Neur em contrapé mas com a força do pontape... Era fazer fotocópia) e por Jovic mesmo nos segundos finais... As reacções de alegria dos jogadores bávaros dizem tudo caros leitores...

Quem é que transformou um enterro anunciado numa fervilhante festa de mística Benfiquista? Este Benfica treinado por RV! Pois é...
Uma verdadeira equipa esta a do Benfica. Na Luz e fora dela (em Portugal e no estrangeiro), dá tudo o que tem para triunfar! Mesmo sendo ridicularizada - jogadores e treinador -
Não se desviou de um caminho escolhido pela própria História do clube! Avançar para a vitória é o único caminho! Tem que se trabalhar sempre mais e melhor mas isso todos sabem porque nada está garantido.

Vamos lá ao "teria sido interessante ver o que aconteceria depois (parte 2)"... Houve um vermelho que ficou no bolso de um tal felix... Sabem que ainda sinto que a coisa poderia ter acontecido caso o árbitro tivesse perdido o amor a comissão?

O lance da expulsão (cujo livre ditou o golo do empate), aconteceu aos setenta e três quase quatro minutos.
Ser do Benfica é estar a seu lado até ao fim: Com o apoio majestoso daquele público... A vontade de vencer daqueles grupo de trabalho... Com o empate restabelecido... Com o Bayern reduzido a dez...

Penso que não estou a exagerar quando digo que era possível! Parabéns Benfica de RV, as noites de Glória estão de regresso à Catedral!

Uma questão ao presidente LFV: Presidente, você quer fazer dinheiro e ganhar as comissões ou para a próxima época, quer manter a aposta que fez há nove meses atrás e fazer história (fazendo história também traz dinheiro...)?

Agora? Descansar...
Repousa Catedral que vais ser necessária na próxima segunda feira!
e depois continuar no caminho árduo do campeonato para conquistar o trigésimo quinto título de campeão Nacional... Para isso, e já com Gaitán, Jonas e Mitroglou (espero eu) e mais sessenta e cinco mil nas bancadas (por favor), é necessário trabalhar horas extras para apanhar mais estes três pontos frente ao setúbal. Nada é dado e branqueado como a outros...
PS: Fotos - SL Benfica e Getty
E Pluribus UNUM

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Uma Rapidinha Antes...

Que comece a partida.

Vamos Lá Criar História?

Tarefa difícil a de hoje...

De qualquer modo, penso que teremos agora mais hipóteses do que antes da primeira mão mas não posso discordar de quem afirma que o mais certo é sermos eliminados (foram muitos anos de chiclas - marcar e não sofrer não é fácil nestas andanças)!

No entanto, se soubermos que não valemos muito enquanto nos portarmos como jogadores tresmalhados do conjunto e que se fizermos parte desse mesmo conjunto forte e unido e contribuirmos para que ele se fortaleça ainda mais... A coisa pode transcender-se...
Isto não pode acontecer

domingo, 10 de abril de 2016

2015-2016 29ªJ: Académica 1 SL Benfica 2

Ora bom dia/boa tarde/boa noite caros leitores.
O Barcelona perdeu por 1-0 na sua deslocação ao campo da Real Sociedad... Teve cerca de 90 minutos para mudar o rumo dos acontecimentos... Isto merece ser mencionado porque o jogo de ontem em Coimbra poderia ter tido outro resultado! Aconteceu com o Barcelona mas o Benfica fez com que não acontecesse com ele próprio.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Palhaços Verdes... Eu Não Me Esqueço!

Sem dúvida que a entrada de Renato sobre aquele jogador do sporting era merecedora de cartão vermelho. Escrevi-o no artigo referente ao tal jogo. Foi uma entrada de sola muito perigosa que colocou em risco a integridade física do seu adversário.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

CL 15/16 - 4osF/1M: Bayern de Munique 1 SL Benfica 0

E, uma vez que o jogo deu em canal aberto, ficou aquela sensação de que o Benfica é capaz. Temos tantas, ou ainda mais, probabilidades de passar às meias-finais com tínhamos depois do sorteio.

sábado, 2 de abril de 2016

2015-2016 28ªJ: SL Benfica 5 Sp Braga 1

Está de chuva...

Na minha óptica, o Benfica teve ontem um excelente jogo de treino para o desafio contra o Bayern da próxima terça-feira. Defrontou uma equipa que sabe atacar e que tem bons jogadores. Tal como o Benfica, este Braga ataca melhor do que defende, é um mal muito similar: os equilíbrios defensivos que podem ser derivados das harmonias do conjunto bem como da qualidade individual dos jogadores! Mas o Benfica ataca melhor do que o Braga e foi isso que ditou a diferença, justa, no marcador.