sábado, 31 de outubro de 2015

2015-2016 9ªJ: Tondela 0 SL Benfica 4

O que se pode retirar da partida que foi pobre? Pode-se retirar muita coisa pois claro. Mas há que contextualizar o momento que remete para o pós derrotas consecutivas na Turquia e na Catedral. Há que entender, e eu escrevi isso, que a vitória em Madrid tinha sido boa porque tínhamos sido felizes. Que ainda não há um fio de jogo estabelecido porque os jogadores e o treinador se estão a conhecer... Isso ou outra coisa!

Ontem, o Benfica conseguiu ganhar a partida muito cedo. Digamos que exorcizou os seus demónios com dois golos bem rápidos. Depois foi o marasmo colectivo, uma vez que estávamos a ganhar e a cabeça dos jogadores sabia que há um jogo importante na Terça-feira. Ainda assim, o Tondela lá tentou ir para a baliza do imperador pelo lado direito da defesa mas nada de proveitoso conseguiu até que o Benfica lá gizou uma transição ofensiva a fazer relembrar tempos recentes e sentenciou a partida por Gonçalo Guedes.
Mais dois lançados e um a afirmar-se.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jogadores Imortais: Nené, O Ninja!

«Nené - O melhor futebolista da história do futebol na relação "mal amado no activo" vs "elogiado após a retirada". Um caso de reconhecimento tardio, mas mais que justo.»

João Tomaz.

Quando comecei a prestar atenção ao futebol, foi quando Nené começou a preparar as malas para deixar o futebol. Por essa razão, esta pequena homenagem a este grande futebolista é feita com base nas imagens/vídeos disponíveis e em relatos de quem o viu a jogar no Benfica entre 1966 e 1986 (em 1986 tinha catorze anos...).

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

2015-2016 8ªJ: SL Benfica 0 sporting 3

Nada a fazer caros leitores sem água não há rio. Sem um leito, a água não flui até ao seu destino. Falta de concentração no passe, na marcação directa e no reposicionamento dá em três golos sofridos (harmonias de equipa...). Falta de alma e querer na hora do remate dá em zero golos marcados.

sábado, 24 de outubro de 2015

Venham Que Estamos Prontos

Véspera do dérbi de Portugal. Deviam estar todos os interessados a prepararem-se para a partida de amanhã mas não, algo de rasteiro e de certa maneira imbecil - pensaram alguns - tinha de ser feito...

Foi o Benfica o mais visado mas o sporting também levou por tabela... À falta de um sporting leaks, algum possuidor de grandes contactos - talvez conseguidos ao longo de uma já longa carreira de segundos planos - decidiu publicar no enorme Fórum Ser Benfiquista, os contactos telefónicos de jj e de alguns dos seus jogadores.

Está mal! Por mais que sejam funcionários de um clube gerido por pessoas falsas, eu coloco-me no lugar deles e... Os administradores do dito fórum reagiram e reagiram bem: Apagaram a mensagem (ainda que ela já esteja disseminada, especialmente para os lados de contumil) e baniram o utilizador (se bem que é só arranjar outra conta de email falsa e o dito publicador estará de volta mais cedo ou mais tarde)!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CL 15/16 - 3ªJ: Galatasaray 2 SL Benfica 1

Nada a fazer ou a dizer e até mesmo escrever sobre a derrota de ontem. Quando assim é, tenho por hábito fazer uso do bom senso, pelo menos assim o penso: Mais uma lição para os jogadores e RV aprenderem!
Esta foi a equipa que previ pois havia a possibilidade de Mitroglou ser o titular mas apostei que seria o Jiménez e assim foi.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Catedral

"Foi um milagre! Um milagre da nossa fé inquebrantável; milagre do nosso querer irresistível; milagre do nosso amor a esta colectividade que se chama Sport Lisboa e Benfica. Eu profetizara este acontecimento em 29 de Maio de 1952, no Porto, no banquete comemorativo da inauguração do Estádio do F. C. Porto e consideraram-me um lunático, um sonhador, ou simplesmente um louco...

Sinto todo este extraordinário acontecimento, mas não posso definir por palavras o que me vai na alma. A emoção perturba-me e é mais forte do que o meu ânimo. assisto, como vê, a tudo e, francamente, não posso articular frase que possa definir a grande alegria que tanto me emociona.

Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno."

Palavras de Joaquim Ferreira Bogalho (vigésimo presidente do Benfica) na inauguração do estádio da Luz a 1 de Dezembro de 1954... proferidas momentos antes de desfalecer!

Estádio da Luz interdito? Ainda não!
Fiquei aliviado pelo castigo aplicado ao Benfica em consequência doas actos de uma minoria. A reacção do clube à dita sanção, foi a mais acertada. Urge em acabar com isto!

sábado, 17 de outubro de 2015

TdP 2015/2016 - 3ªE: Vianense 1 Sport Lisboa e Benfica 2

Acho que ninguém estava à espera de uma máquina afinada com as alterações operadas por RV: Meio campo todo novo que nunca tinha jogado junto... Outra verdade é que mesmo assim, a qualidade da equipa que RV apresentou, era mais do que suficiente para obter um resultado mais dilatado. Tal não aconteceu mas felizmente que não se chegou ao ponto de ir a prolongamento, onde certamente esse resultado mais dilatado acabaria por aparecer.
Não há que discordar com nada do que RV terá planeado fazer ontem (excepto um ponto que irei debater lá mais para a frente). Deixou alguns jogadores em casa (Jardel também poderia ter ficado em Lisboa) e lançou malta nova que ainda não tinha jogado muito (Nuno Santos e Carcela), malta à procura de ritmo por ser pouco utilizada (Sílvio, Pizzi, Fejsa, Talisca) e alguns dos habituais titulares (JC, Luisão, Jardel e Mitroglou - Eliseu também poderia ter ficado em Lisboa).

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Júlio César - O Imperador

Júlio César, o actual dono das redes do Sport Lisboa e Benfica, concedeu uma interessante entrevista a um diário desportivo Português. Como os gajos só publicam o que lhes interessa, decidi fazer o mesmo de modo a que os leitores só vejam o que de interessante há para ver e ler...

domingo, 11 de outubro de 2015

2009 2010: O Último False Start?

Esta época marcou uma mudança de direcção por parte do Benfica. Em vez de somente reestruturar e recuperar o clube, LFV optou por investir forte no futebol.

Desde já aviso que não vou escrever sobre casos e/ou polémicas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CL 15/16 - 2ªJ: A. Madrid 1 SL Benfica 2

Gostei! Faz parte do processo novo que o Benfica decidiu implementar. Aposta em "produtos" da casa através das ideias de um novo treinador. Perdoem-me a alegoria, pois pouco tem a ver com a realidade, mas a direcção do Benfica ou escolhia gastar muito no velho ou avançava para o novo, com os riscos inerentes de percorrer um caminho pouco conhecido na história do Benfica.
A escolha era mais ou menos a que a foto descreve. Não terá sido simples mas terá sido bem pensada. Novos tempos e nova realidade, era necessário criar e não continuar somente a importar.