sábado, 31 de janeiro de 2015

Ai Vem o huginho

E o hugo miguel, huguinho para este blogue, está de volta as arbitragens dos jogos do Benfica. Considero este um fiel aprendiz daquele outro arbitro que abandonou os relvados recentemente: O árbitro cirurgião. Por isso olho sempre com desconfiança para o seu desempenho quando ele nos calha na loteria.

Eis o huguinho quando encontra o Benfica, e o clube da...
Há qualquer coisa de semelhante entre o huguinho e o aposentado... Ainda não lhe calhou nenhum jogo entre o Benfica e o clube da cidade do Porto (um dos clubes daquele belíssima cidade). Talvez ainda não esteja no ponto para tal, ou como escrevem os ingleses: Not yet groomed".

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Vai-te Pedro...

Bem, eu que nada percebo de futebol (porque tudo o que leio na imprensa não vem ao encontro da forma como analiso o que eu vejo COM OS MEUS OLHOS), fiquei com a sensação de que este blogue deveria prestar a devida homenagem ao ex-árbitro português pedro proença.

Desde já as minhas desculpas pelo título deste texto, apareceu e não consigo apagá-lo. O vai-te dá-lhe um sentido pejorativo pelo que o máximo que consegui fazer foi colocar umas reticências para que os leitores possam, após ler/ver este texto... Enfim, darem-lhe o rumo que bem vos convier.

Já escrevi muito sobre este árbitro por muitos considerado o melhor de sempre da arbitragem nacional. Agora deixo este tributo à forma como com base nos grandiosos árbitros que o procederam, educou as novas gerações de árbitros.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ainda Sobre A Não Vitória De Ontem

Não retiro uma vírgula ao que escrevi no último post. Mantenho tudo: Parabéns ao paços que deve ter ganho um extrazito vindo do conselheiro matrimonial. Mas sinto que tenho de tecer algumas considerações sobres os casos desta jornada.

Em alvalade, frente a uma equipa que não faz cócegas a ninguém, o sporting ganhou. Mas houve um caso:
Olha o ribeiro... Até me admirava se tivesse escrito que era penálti!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

18ª J: Paços de Ferreira 1 S.L. Benfica 0

Nem de três um quanto mais três...

Desde Sábado que tinha vindo a publicar este posts no FB:
...
Em primeiro lugar, os parabéns ao paços que fez o que lhe competia: Autocarro à frente da baliza, pontapé para a frente e aproveitar o que quer que fosse. A este clube nada mais se pede a não ser o que acabei de escrever.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ai Pimenta!

O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira...

Esta é uma das frases canónicas do futebol português. Foi criada por um tal de Pimenta Machado há quase trinta anos. Pelos vistos ele ia despedir um treinador, alguém bufou e ele, à data presidente do guimarães, adiou o despedimento... Proferindo a tal frase para mostrar ao jornais que tinham dado um passo maior do que as suas pernas... Acabou por despedir o treinador mas deixou esta frase/legado para a posterioridade.

Escrevi sobre Pimenta Machado e a facilidade em fazer declarações, por causa de outras declarações:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TdL 3ªJ Moreirense 0 SL Benfica 2

Mais um passo! É verdade caros leitores, ontem foi isso que aconteceu em duas vertentes: Ao nível da competição que é a TdL e ao nível da equipa. É esta segunda vertente aquela que mais me interessa, pois é ela que revela o nível de qualidade que o plantel tem e pode vir a ter no que resta fazer até ao final da época de modo a conquistar o que ainda há para conquistar: O troféu TdL e o Título de campeão nacional!

Ontem isso evidente. Não sei se por causa das pequenas alterações introduzidas ao onze tipo de JJ, ou se o espírito das ideias de JJ já está inculcado, o Benfica tentou sem pressas mas com objectividade marcar golo o mais depressa possível. O problema, na primeira parte, é que essa objectividade esbarrou um pouca na pouca fluidez ofensiva dos jogadores e na enorme intensidade física dos jogadores do moreirense...

Como o Benfica estava firme nas tarefas defensivas, e fazia correr os avançados e médios do moreirense, eu avisei quem comigo estava a ver a partida: Eles vão dar o berro na segunda parte porque ninguém aguenta este ritmo e porque... Estão a ser burros em andar ali a correr feito almas penadas.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

17ª J: Marítimo 0 S.L. Benfica 4

Bem, confesso que estava um pouco ansioso antes da partida se ter iniciado, o marítimo não é um clube qualquer pois teve um treinador durante algumas épocas que lhe incutiu um espírito de trabalho muito forte. Agora é treinado por um tal de leonel que, como um verdadeiro aficcionado do clube do norte, faz uso das táticas verbais deles... Mas, e porque era necessário, JJ respondeu à letra e a dobrar: Dentro de campo (com os jogadores) e após o jogo terminar:
Face ao que vi ontem no Funchal, torna-se difícil tentar fazer uma avaliação individual dos jogadores. O que visionamos ontem foi uma verdadeira actuação em conjunto de onze jogadores, ou seja, há equipa... Há fio de jogo, há hábitos e rotinas implementados (passados seis meses após o início do campeonato).

domingo, 18 de janeiro de 2015

Xistra: Um Papagaio Sem guita

É assim que "vejo" xistra sempre que ele se prepara para arbitrar jogos do Benfica. Em inglês há um termo engraçado: "Loose canon". Nunca se sabe o que pode acontecer, ou ele faz o que os árbitros devem supostamente fazer: aplicar as leis do jogo de forma imparcial. Ou simplesmente prejudica o Benfica. também há alturas em que ele parece que se esquece do que anda a fazer...

Amanhã é uma incógnita. Mas o histórico e o contexto levantam suspeitas. E que suspeitas. Não me vou alongar porque a paciência é pouca para estes tópicos e a vontade de apoiar o Benfica é muita... Nunca mais começa o jogo...

Vamos lá então:
Reparem na evolução: Em 2004-2005 (campeões com Trappatoni), ele só nos apitou uma vez. Vitórias, empates e derrotas talvez normais até ao final de 2009-2010. Depois, começou um período em que ele simplesmente nos prejudicou a torto e a direito (e não só mas disso escreverei lá mais para a frente).

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Toca A Abrir Os Olhos

Bem, para quem ainda não topou... Umas dezenas de meros lacaios, andam a obedecer telepaticamente às ordens da malta que gere um tal clube condenado desportivamente por corrupção. Essas ordens são mentir atravéz de artimanhas como... Repetir... Uma mentira até à exaustão.

Essas dezenas de lacaios espalham-se pela comunicação social impressa e pela televisiva. O seu intuito é fazer com que o Benfica perca pontos o mais depressa possível de modo a que se coloque à mão de semear nas vésperas de receber esse outro clube de mentirosos.

A época passada foi um fiasco, assim como deveriam ter sido todos as outras após a chegada de JJ ao Benfica, e face á superioridade evidente do Benfica e a uma aparente mudança de mentalidades nas gentes que ainda poluem o futebol português, esse tal clube decidiu ir por outros caminhos já que alguns árbitros não estão a corresponder... Ou a influência (que perdeu um dos seus aplicadores) já não é suficiente

Felizmente que existe a internet. Deste modo, uma franja já interessante de Benfiquistas está hoje mais bem informada. Em defesa do seu clube, podem agora fazer um pouco deste trabalho e informar outros.

O Benfica vendeu muitos jogadores no defeso, quase toda a equipa titular da época passada. O clube da cidade do Porto operou uma tremenda revolução no seu plantel. Foi uma operação de risco que necessitava de ter sucesso imediato. Infelizmente, o Benfica não se deixou abater.

A estratégia urdida até é simples:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TdL 2ªJ SL Benfica 4 Arouca 0

E eis que... Estava convencido de que não iria ver o Benfica (motivos familiares) mas disseram-me que a TBI iria transmitir a partida... Perfeito. Perdi os primeiros dez minutos mas isso acabou por ser irrelevante porque ainda deu para ver os quatro golos e a malta nova a tentar mostrar trabalho, que era o que interessava.
Como devem saber, os mais atentos, não dou particular importância a esta prova quando ela está na fase de grupos, uma vez que o objectivo principal do clube é a renovação do título de campeão nacional. No entanto e face às intenções de JJ de uma vez mais descentralizar as suas opções, o jogo de ontem era para ver: Os regressos de Sílvio e Sulejmani (o sérvio já tinha jogado mas a conta-gotas) e a estreia a titular de Fonte e Guedes... Ainda deu para saborear Sálvio a fazer o que tão bem faz (estontear os defesas que lhe aparecem pela frente) e...

domingo, 11 de janeiro de 2015

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Parabéns André

E acabou a sondagem. Os meus agradecimentos a quem teve paciência para votar no melhor momento do passado ano de 2014. Fiz uma pequena selecção do que senti serem os momentos marcantes do passado ano civil. Vocês votaram. E o vencedor foi:

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Eusébio, Eis Que Passou Um Ano E...

E Eusébio... Não me deixou. Ele está presente como sempre esteve, pois a distância física que tenho do centro nevrálgico do Benfica atenua a perda do contacto físico que, quem mais próximo dele estava, deverá sentir no dia-a-dia.

É doloroso certamente mas eu escolho celebrar com alegria a sua vida, e bem sei que para mim é mais fácil. Sendo assim, mais um remate à Eusébio por favor:
Como escrevi no dia de ontem, encontrei uma entrevista de Eusébio dada ao extinto jornal desportivo «Gazeta dos Desportos». A conversa teve lugar em Janeiro de 1992. Eusébio foi ouvido por Neves de Sousa (o pai, porque há filhos de peixe que nunca aprendem a nadar).

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

15ª J: Penafiel 0 S.L. Benfica 3

Ano Novo mas muito para melhorar... A coisa boa nisto tudo é que há muita margem de manobra na estrada da evolução positiva para a equipa/plantel do Sport Lisboa e Benfica. Ontem consegui ver isso, e espero que não seja por ser do Benfica.

Vi isso aquando do começo da segunda parte. Vi um Benfica pragmático,a gerir a vantagem no marcador. Não o fez como nos habituou durante alguns períodos das épocas anteriores, mas conseguiu-o fazer o que é um começo e que para uma equipa de onze jogadores dos quais somente três (Maxi, Gaitan e Lima) eram titulares da equipa campeã nacionais...
Sempre... Fantástico!