quarta-feira, 23 de julho de 2014

Jogos Imortais: Bayer Leverkusen 4 Sport Lisboa e Benfica 4

Mais um jogo épico e inesquecível. Um jogo em que se jogou futebol pelo futebol. Um jogo entre Portugal e Alemanha... Que terminou com um empate mas um empate com sabor a vitória... E que vitória foi aquela!

Foi o jogo da segunda mão dos quartos de final da extinta Taça das Taças. Para aqui chegar, o Benfica afastou os polacos do Katowice (1-0 e 1-1). Foram dois jogos nada fáceis, onde a equipa abanou um pouco mas a sua qualidade prevaleceu.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Jogos Imortais: Sport Lisboa e Benfica 3 Barcelona 2

Mais um jogo imortal... Perdão, uma sucessão de jogos inesquecíveis (fase de apuramento) que apuraram o Sport Lisboa e Benfica para uma final europeia que foi um jogo memorável... Imortal.

O Benfica já tinha vindo a ameaçar desde 1950, altura em que venceu a segunda edição da Taça Latina. No quadro, vemos o Benfica em quarto lugar atrás do Milan, Barcelona e Real. Já era o clube Português mais famoso na Europa.
Também já contava com um grupo de jogadores excepcionais e ainda faltavam Simões (ainda junior) e... Eusébio. Em 1959, o Benfica contrata mais uma peça fundamental: O treinador Bela Guttman... Foi buscá-lo ao porto...

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jogos Imortais: Sport Lisboa e Benfica 2 Bordéus 1

Foi há sessenta e quatro anos, no dia 18 de Junho de 1950, que o Benfica venceu a primeira grande competição internacional. O Benfica, que ainda representava Portugal, conquistou a Taça Latina, uma competição criada pela FIFA - ver Jornal A Bola também, após uma final em que venceu os franceses do bordéus por 2-1 e que durou cerca de 266 minutos!
Convém antes de mais, fazer uma contextualização. O futebol Português vivia uma época "verde". Entre 1946 e 1949, Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e Travassos (os violinos) eram o terror das balizas adversárias e ajudaram o sporting a conquistar um tri-campeonato. O Benfica, vendo as coisas mal paradas, tratou de contratar um treinador inglês de forma a potenciar o valor que os jogadores do plantel aparentavam ter: Ted Smith.