sexta-feira, 30 de maio de 2014

Porque Talvez... (O bes)

O que é e porquê! Ou porque é que é assim?

Andei uma época inteira a ler blogues do Benfica, a época de 2010 2011. A coisa tornou-se viciante. O pior é que eu concordava com umas coisas já não concordava com outras, quer viessem do mesmo lado ou de lados diferentes. Queria ter o meu espaço onde fosse capaz de expressar o que sentia em relação ao Benfica.

O AMC começou em fevereiro de 2012, iá a época 12-13 a meio... Foi na altura em que a roubalheira estava a dar forte, o Benfica havia perdido em Guimarães e tinha acabado de empatar em Coimbra. Eu sabia aquilo que transparecia na imprensa mas não entendia porque é que as coisas tinham de ser assim. E decidi avançar com o blogue onde iria expressar o sentimento Benfiquista... O meu, não o de outros!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chuta a Bola Pá 2

E cá está o volume 2!

Com jogadores muito conhecidos de um passado longínquo e também de um passado recente... E já são poucos os que chutaram bolas em tempos mais distantes que ainda permanecem entre nós… Este volume compreende uma volta do tempo que começa num momento bem próximo da criação do nosso clube, e termina na presente época. Alguns momentos estão ainda bem frescos na memória dos Benfiquistas, e na dos portugueses porque não... E na memória de pessoas que ainda vêm o futebol como espectáculo misterioso mas empolgante.

Se por aqui irão desfilar ases que jamais irão sair da memória de quem segue o clube, também temos uns duques e uns ternos que por uma razão ou por outra e/ou num capitulo qualquer do seu percurso, fizeram-nos exasperar. No entanto, quer fossem ases ou duques, pelo menos sabiam que tinham de alçar a perna e dar com o pé na bola... Com o pé ou com a cabeça!

Ao longo de cento eu um chutos/cabeceamentos... Ou tentativas, iremos homenagear os cento e um golos que o Sport Lisboa e Benfica marcou em jogos oficiais, ao longo da época de 2013 2014. De certo modo, também vamos poder aprender um pouco da arte e da postura que, quer para bem quer para mal, nos irão proporcionar uns minutos agradáveis. Alguns com a bola a chegar ao pé/cabeça e outros com ela já em andamento para a baliza.
Let the game begin

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TdP 2013 2014 Final: SL Benfica 1 Rio Ave 0

"Chhhhhhhhhhhhhhhhh, assim não dá!"
freitas lobo após um cruzamento falhado de um jogador do rio ave... Na sportv...
Ó freitas, esta é para ti. Para ti e para o guedes, para o ribeiro, para o santos e outros...
Não foi fácil para os jogadores do Benfica. Era visível nas imagens que o sol estava fortíssimo. Que após cinquenta e seis partidas de futebol (5040 minutos e sem contar com a pré época), o corpo já não estava fresco... A última teve cento e vinte minutos e não tinha acabado bem...

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Evidentemente...

A imprensa desportiva (e a outra porque não) Portuguesa... Uns dizem que protege o Benfica e os Benfiquistas têm cada vez mais motivos para dizer o contrário. Nisto de cores clubísticas, é difícil de encontrar um corrente que faça alinhar as três cores ao mesmo tempo se bem que ultimamente há uns riachos onde se vislumbra o Vermelho a deslizar fluidamente bem perto do verde. Mas só perto...

Eu confesso que comprei o jornal a bola cinco vezes esta época. Foi sempre em momentos vitoriosos da equipa de futebol orientada por JJ. Mas também em momentos de absoluta tristeza: A perda de dois alicerces fundamentais na história mais do que centenária do Benfica.

Comprei esses exemplares porque gosto de guardar grandes momentos do Benfica em forma real. Mas confesso que o faço sem a vontade que sempre tive desde 1985.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

LE 2013 2014 Final: Sevilha 0 SL Benfica 0 (4-2 agp)

E à décima final europeia soma-se a oitava derrota consecutiva! Se vamos olhar para o confronto de ontem na perspectiva dos nomes e história dos dois clubes, é mais do que certo que a coisa vai andar perto da vergonha. Mas se formos capazes de contextualizar o momento, a dor não se torna menos insuportável mas pelo menos poderemos andar de cara mais lavada e orgulhosos do clube que defendemos.
Não há muito a apontar a JJ... Digo-o porque tenho sido crítico (por definição) do seu trabalho. A crítica por definição, deve fazer acompanhar-se de uma boa dose de bom senso. No caso de JJ, notei uma evolução ao longo da época mas ontem à noite ele nada mais poderia ter feito... Talvez Cavaleiro ou Djuricic pudessem ter entrado mais cedo... Mas isso agora já não importa.

domingo, 11 de maio de 2014

30ªJ: porto 2 SL Benfica 1

E acabou o campeonato da primeira liga. O Benfica é finalmente campeão após penar três anos no segundo lugar com as culpas a serem divididas por muita gente que não os adeptos ou os jogadores.

Ontem à tarde, tudo correu como eu desejava. Menos o resultado claro, mas isso são contas de outro rosário do qual irei escrever mais adiante. O importante foi consagrar o trabalho de alguns dos jogadores que trabalharam toda a época na penumbra: Steven Vitória; E titular, ou dar a provar o aroma da vitória, a mais malta que trabalha na equipa B e da qual se diz que pode vir a ser: João Cancelo, Victor Lindelöf e Bernardo Silva.
Começo pelo Cancelo que terá entrado nervoso mas que com o decorrer da partida estabilizou a adrenalina e acabou por realizar uma exibição com boa qualidade. Ele que até podia ter feito um brilharete pouco antes de sair... Garantidamente uma aposta segura!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

TdL - Final: S.L. Benfica 2 Rio Ave 0

De quatro, o Benfica... Perdão, o Sport Lisboa e Benfica já venceu duas! Duas provas que são um título de campeão nacional e um troféu que é a taça da liga! Pelo segundo ano consecutivo, O Benfica de JJ... Perdão, de Jorge Jesus, disputa pelo menos três provas até ao fim... Até foram quatro provas, passaram a três e agora são duas!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Atenção Benfica (3)

Achei estranho a apresentação do novo treinador do clube da cidade do Porto nesta altura. Não só antes do jogo frente ao Benfica no próximo sábado mas antes do embate frente ao rio ave na final da TdL. Mas é uma jogada hábil...

Em relação ao último jogo, muitos afirmam (adeptos do Benfica e do Porto) que irá porventura ser a machada final na época do tal outro clube, daí pdac se ter apressado em contratar um treinador que talvez já estivesse mais do que contratado há mais de um mês...

segunda-feira, 5 de maio de 2014

29ªJ: SL Benfica 1 V Setúbal 1

Descompressão... Após semanas de jogos de altíssima intensidade física e mental, o Benfica baixou ritmos ontem à tarde na catedral para enfrentar o setúbal! Após jogos com histórias que não ficam nada a dever aos grandes contos épicos da antiguidade, os jogadores do Benfica não adormeceram mas deram sinais de que sabem o que há ainda para jogar e para conquistar!
E foi ontem tudo isso que aconteceu no estádio: Uma tarde para consagrar os poucos que ainda não tinham jogado, e Cancelo poderia ter sido mais um. Uma tarde para não entrar em grandes aventuras físicas de modo a ter todos os jogadores "convocáveis" para o jogo de quarta-feira!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

LE 2013 2014: Juventus 00000000000 SL Benfica 0

É-me difícil encontrar palavras! Eu tento... Acreditem que tento mas todos os adjectivos parecem-me redutores para descrever o que vi ontem à noite! Talvez Camões com as suas rimas, Eça no seu eloquente pragmatismo ou Pessoa no seu multi-dimensionalismo pudessem descrever com maior exactidão o que se passou em Turim ontem à noite. Eu deixo-me ficar na minha falta de adjectivos e reduzo-me à minha santa e feliz insignificância perante a gigante prestação dos jogadores do Sport Lisboa e Benfica! O resto serão imagens e recordações...