terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Nacional 0 SL Benfica 1: Resumo Rápido e Fast Forward Para 2014

O Benfiquista vai ter de se habituar a este modo exibicional da equipa de futebol sénior do Benfica: Tranquilizantes e calmantes à fartazana mas guardando atrás das costas uns bisturis bem aguçados. Depois, uns golpes cirúrgicos bem aplicados para como é habitual... Voltar à dose dos calmantes e quem sabe, desferir mais uns golpes se tal for possível.
É o que os olhos gostam de presenciar? Não certamente mas daí até ser o colapso existencial do Benfica ainda vai um passo. "É demasiado mau para ser verdade" dizem muitos mas infelizmente (ou felizmente), desde Novembro a coisa tem sido assim cronologicamente: VDVVVVEVVVV - dez vitórias (académica, sporting, braga, anderlecht, rio ave, psg, olhanense, setúbal e nacional), um empate (arouca) e uma derrota (olympiacos)!

Uma sequência destas no final da época passada...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Final e Recomeço Felizes

Quase tudo dito por este ano que está a findar. O actual contexto social, político e económico ainda não conseguiu toldar o meu humor. A coisa anda um pouco atordoada mas ainda existe a consciência de que vale a pena tentar trilhar o caminho que há à frente com a boa disposição possível.

2013 foi um mau ano desportivo para o Benfica, a nível do futebol sénior, porque se geraram muitíssimo boas expectativas. É nessa premissa que a mente deste Benfiquista, que vos escreve, aguarda expectante o novo ano desportivo do clube. Já algo longe vão os tempos em que nada de novo poderíamos esperar a nível de sucesso desportivo, no entanto há uma boa dose de teclas que ainda continuam a ser marteladas e que me retiram a confiança total e absoluta. Mas... Há a mística que só existe neste clube. E a malta continua.

Confesso-vos que tenho vindo a perder a vontade de explorar as vicissitudes orgânicas do Benfica. Apresentei factos e dados ao longo da existência deste blogue mas pouco surgiu daí. Não que me tenha julgado o portador disto ou daquilo, somente quis demonstrar que nem tudo o que luz é ouro. Assim, e cada vez mais, remeto-me à posição de Benfiquista. Sou sócio mas tenho muitíssimo pouco voto na matéria pelo que me resta relatar e apoiar INEQUIVOCAMENTE qualquer que seja a modalidade em que o meu clube se apresenta.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Jogos Imortais: Sporting 3 Sport Lisboa e Benfica 6


Prólogo: Nada está garantido, supostamente...

O derby de Lisboa entre Benfica e Sporting é sem dúvida o jogo mais tradicional do futebol português. É assim em Portugal e também é assim em Espanha com o Real e Atlético, em Itália com o Milan e o Inter; Lazio e Roma, em Inglaterra Arsenal e Tottenham; Liverpool e Everton, United e City. 

14 de Maio de 1994 – Estádio José Alvalade.

Estávamos na temporada de 1993 1994, que se tornou mítica devido aos acontecimentos que ocorreram no defeso que ganhou o epíteto de “verão quente” (em alusão ao período revolucionário que o país viveu em 1975), pois foi marcado pelas rescisões unilaterais dos contratos de Paulo Sousa e Pacheco, que alegando salários em atraso na Luz rumaram até Alvalade.

sábado, 21 de dezembro de 2013

14ªJ: V. Setúbal 0 SL Benfica 2

Ok! Eu bem pensei e tentei mas não dá. Não dá para esquecer a primeira parte da partida de ontem, mesmo tendo sido uma nulidade para ambas as equipas.

Sei que estava um frio de rachar granito e aquilo tinha ares de gulag mas...
Sempre...
Face ao jogo anterior, frente à olhanense, o que é que mudou? O que mudou, para pior, foi a colocação de Enzo Perez à direita em deterimento de Ivan Cavaleiro (um 4-4-2 muito deficiente). "Mas Perez é melhor do que Cavaleiro", nem é por aí mas a questão é que Cavaleiro é extremo e Perez é centro-campista. Se já é difícil ver Gaitan ir à linha, fica difícil para o Benfica ter profundidade atacante com... Gaitan e Perez a extremos! Mas JJ sabe-o no entanto "burro velho"... Será que JJ tem o brilhante dito popular "Água mole em pedra dura", escrito no tecto do seu quarto?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

13ªJ: Olhanense 2 SL Benfica 3

E mais três pontos na brincadeira do "follow the leader" na qual por culpa de outrem e por culpa própria estamos entretidos a jogar.

O jogo de ontem foi somente um mais para adicionar ao que tem sido a prestação da equipa: Somar três pontos e pode ser que o resto aconteça. Outro facto recorrente nas prestações do Benfica, tem sido o esbanjar sucessivo de oportunidades. Deste modo é difícil não acabar os jogos com o sentimento de apreensão face às magras vantagens com as quais a equipa se apresenta nesse período de tempo.
Ontem também tivemos o condão de oferecer duas vantagens aos algarvios. Elogiei Sílvio num post anterior mas o lateral tinha de me vir borrar a pintura com aquela falta de concentração que permitiu que o olhanense se adiantasse no marcador. Mais tarde, toda a equipa permitiu que regula regulasse um remate a um "quilómetro" da baliza e...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Antes de Mais Uma Jornada

O AMC emite mais um post já com espírito natalo-carnavalesco. Natal porque é a época dele e carnavalesco porque estamos na altura do escárnio sobres as tragédias e/ou aselhices dos outros.

The world is changed, I feel it in the water, I feel it in the earth. I smell it in the air. 
Much that once was is lost; for none now live who remember it.

Espero que não cheguemos a isto...

O Benfica já esteve a cinco pontos do primeiro lugar, chegou a ter os mesmos pontos do líder mas agora voltou a estar lá para trás com dois pontos de desvantagem. Era para sonhar com a final da Luz mas acordou na liga europa.

Arrisco a dizer que quem anda atento às vivências do clube na net é capaz de conhecer de forma menos incompleta o que se passa no clube e em geral no futebol português. Quem anda na net e vai ao estádio, sente ainda mais à flor da pele o que atormenta este clube. Quem anda na net, vai ao estádio e conhece mais "alguém"...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

LC 2013 2014: SL Benfica 2 PSG 1

E infelizmente, e apesar do nível qualitativo do plantel, vamos para a liga europa. E vamos ser candidatos a ganhar a prova tal como o fomos a época passada. Também somos candidatos a vencer as restantes provas nas quais estamos inseridas: Campeonato nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga... Esperem! Parece um dejá-vu... Parece que estamos em 2012-2013! Será que vai ser mais do mesmo? Há sempre montanhas que acabam por parir um rato e ratos que lá no fim descobrem na meada o melhor fio...
É inevitável comparar a partida de ontem com a da passada Sexta-feira. «Porquê» e «como foi possível» são apreciativos que serão utilizados nessa comparação. Usem-os ou outros mas estejam à vontade para pensarem pela vossa cabeça.
Facto é que, em ramates à baliza, ganhámos 12-5 ao psg. Facto é que qualitativamente jogámos muito melhor do que há uns dias e o psg... Deve ser melhor do que o arouca e do que o olhanense. parece que está tudo ao:

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Chuta A Bola Car#@lh#! Porra...

Andava a dar uma olhada pelo cabisbaixismo que assolou o universo Benfiquista este fim-de-semana e deparei-me com uma imagem que também pode ser parte integrante da solução para qualquer que seja o problema do qual padece o Sport Lisboa e Benfica.

Fui investigar um pouco mais e adicionei mais conteúdo com cabeça, tronco e membros. Que esta fotografia seja vista como um todo... Tal como o dito que está no emblema do nosso clube: E Pluribus UNUM! 

sábado, 7 de dezembro de 2013

12ªJ: SL Benfica 2 Arouca 2

Curto e grosso: Mais do que merecido este empate para o Benfica. Uma prenda de natal para aquele grupo de pessoas vestidas de amarelo que foram ao Estádio da Luz.

Não me vou perder com análises porque quando não se marca arrisca-se a sofrer:

03 minutos: Lima ao lado.
12 minutos: Lima por cima.
25 minutos: Lima ao lado.
35 minutos: Rodrigo falha.
39 minutos: Rodrigo marca.
89 minutos: Cavaleiro ao poste.
90 minutos: Rodrigo por cima.
91 minutos: Luisão por cima.

Criou-se jogo de ataque e oportunidades que acabaram em desperdício. Houve ali cinquenta minutos em que nada aconteceu.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tudo Mentira ou a Verdade Inequívoca?

Estamos em véspera de um período de dias muito importantes para o futebol Português. Vamos ter mais uma jornada do campeonato seguida de mais uma jornada europeia. Isto após o clube do regime ter perdido sete pontos consecutivos e ter passado do primeiro para o terceiro lugar.

Como é normal ler por aí, etiquetou-se a imprensa portuguesa de avençada. Tudo porque se continua a prestar vassalagem a esse clube. Esses préstimos centram-se no fechar de olhos para a realidade e no deturpar da verdade. 
O reco reco e a sua verdade
Neste momento, a classificação do campeonato nacional está estruturada da seguinte maneira:

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

11ªJ: Rio Ave 1 SL Benfica 3

E... A bandeira Portuguesa lidera o campeonato nacional ao fim de onze jornadas. Onze jornadas cheias de peripécias que permitem que o Benfica só tenha dois pontos a mais que o porto e que o sporting esteja empatado com o Benfica. Onze jornadas que foram servindo para que os jogadores e equipa técnica do Benfica tenham conseguido debelar, parcialmente, as maleitas infecto-contagiosas a que ficaram acomedidos desde o final da época transacta.
Apoio incondicional fora do estádio

domingo, 1 de dezembro de 2013

(HOJE) O Sistema Continua a Tentar

Ontem, e por culpa de novos dados disponibilizados pel'O Antitripa, fui revisitar um académica-porto de 1985 1986. Esta é uma publicação de um jornalista de nome Mário Martins onde se pode ler e constatar os meios e a forma de como as conquistas do porto têm sido possíveis! Árbitros miseráveis! Pelos vistos, o jornal o jogo já foi... Jornal!

Como o AMC gosta de investigar, já publicámos vídeos sobre os assuntos abordados no referido post:
Mas depois do que se viu ontem à noite no mesmo estádio... Vale a pena especificar um pouco mais sobre isso.