sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estádio da Luz: A Velha Catedral

O que é um blogue de apoio a um clube como o Sport Lisboa e Benfica, cujo o ecletismo, o historial e a forte e incontável base de adeptos que fazem dele um dos maiores clubes de Portugal e um dos mais prestigiados a nível mundial... Sem um espaço reservado à sua Catedral?
(Digitalização AMC)
Como é do conhecimento geral, o Benfica teve durante muitos anos uma Catedral gigante e é sobre essa  que este post irá versar. Não vou contar histórias porque ela é tão extensa que para já não iria valer a pena. O que vale a pena é mostrar que durante muitos anos o Benfica andou com a mala às costas, vejam por vocês próprios!

sábado, 22 de junho de 2013

Museu AMC

Esta página com o título em epígrafe, vai servir de armazém para artigos cujo valor histórico é de envergadura assinalável e podem ser difíceis de encontrar na caixa com o título de "Bicadas Desta Chama". Quero tornar este blogue um pouco mais interactivo e facilitar o tempo de busca para quem estiver interessado.

Aqui vão encontrar várias temáticas, desde plantéis, jogos e temas importantes para o Sport Lisboa e Benfica (tudo na óptica do AMC). A seguir a cada título, terão de imediato o link que vos irá levar directamente ao tópico em questão.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Jogos Imortais: Sport Lisboa e Benfica 1 Marselha 0

Este foi um daqueles jogos a que todos queríamos assistir. Estava a acabar a segunda melhor década em termos de prestações europeias do Benfica, e o nosso clube tinha a oportunidade de chegar à sua sétima final da prova rainha da UEFA (oitava no total), mas para isso tinha de superar uma grande equipa nesta segunda mão da meia-final.
Se a prestação no campeonato estava a ser de altos e baixos, o que levou a perda do título, a caminhada até esta fase da prova, tinha sido de um sucesso esclarecedor e imaculado: Derry City (6-1), Honvéd (9-0) e Dniepr (4-0)... Um golo sofrido... Recordemos esses momentos:

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sopram Ventos Funestos de Um Certo OliBal

Ora cá estou eu mais fresco que uma alface depois de um descanso retemperador. Escrevi há pouco tempo atrás que estava um pouco farto de construir posts sobre o sistema, no entanto... É tanta a dificuldade desse sistema em arranjar uma plataforma mais sólida para funcionar, que os novos estratagemas adoptados merecem ser dignamente desmascarados por toda a blogosfera.
P: A sua afirmação "os políticos passaram a ser mandantes, caciques do poder económico" exclui alguém?
R: Infelizmente, inclui a grande maioria dos políticos. A maioria dos políticos que exercem hoje cargos públicos em Portugal são mais dependentes de quem os financia do que leais a quem os elegeu.
Resposta de Paulo Teixeira de Morais (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, de 2002 a 2005, tendo sido responsável pelos pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação).

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Gracias Pablo, Jamás serás olvidado

Hoje é daqueles dias em que o escriba tem chorar um pouco. É um dia de tristeza mas também de alegria, porque enquanto houver memória viva... Há coisas que jamais morrerão.

Pablo "El Mago" Aimar, uma espécie de o último dos moicanos, deixou de ser jogador profissional do Sport lisboa e Benfica.
Pablo Aimar
Pablo César Aimar Giordano, nascido a três de Novembro de 1979, é um dos últimos grandes números 10 a pisar os relvados. É um daqueles, já poucos, artistas que daqui a algum tempo terá milhões a dizerem/escreverem: "Um dia vi Pablo Aimar jogar no Sport Lisboa e Benfica!"

Não teve a fortuna de uma carreira sem lesões. Mas teve sempre força de vontade, teve sempre respeito e deu-se ao respeito. Desta estirpe não há muitos. Faz bem LFV em emitir as seguintes palavras: "Quando deixares de jogar, podes voltar".
Números dez mágicos
Tal como Diamantino, Valdo e Rui Costa, Aimar deixou arte e garra nos relvados, agora vai deixar saudades. Ficam alguns golitos para relembrar:
Mas o golo que sempre irei recordar como uma obra de arte imortal, é este que marcou ao sporting em 2009 2010.
Momento enorme de Aimar frente ao sporting
Foi um gritar de alegria que jamais irei esquecer. O modo como ele arranca, num segundo senta patrício mas vê três jogadores do sporting na sua peugada. Relvado molhado. Aimar faz o que os mestres fazem, do modo mais saboroso que é sempre o mais difícil. deixa o comentador à beira de um ataque de nervos. Deixa o estádio da luz em ebulição que nem o maior dos orgasmos. Gracias Pablo.
video
GOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
AIMAR, Pablo Aimar.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Uma Votação

2012-2013 foi de facto uma época agridoce para o futebol profissional do Benfica. Numa altura em que se fala e se escreve muito de renovações e do que se passa noutros clubes, dei comigo próprio completamente farto disso!

Entrámos naquela fase apelidada de "silly season" que , esta época, sucedeu a uma espécie de silly season do Benfica. Por isso vale a pena escrever sobre o excelente Benfica que renovou ânimos e elevou expectativas durante a época quase toda, e esquecer o resto. É que vale a pena relembrar que houve momentos que irão merecer ser recordados como provas irrefutáveis da qualidade de jogo que a equipa, e os seus jogadores, conseguiram oferecer a todos... A todos!

Sem grandes exercícios e análises, mas sim com recurso à memória, têm aqui alguns dos momentos mais brilhantes que os jogadores/equipa do Sport Lisboa e Benfica foram capazes de nos oferecer ao longo da época.
Lima
Matic
Cardozo
Maxi
Perez
Rodrigo
Lá em cima à direita, têm um quadro à vossa disposição para exercerem o vosso direito de voto. Na caixa de comentários, podem deixar as vossas opiniões...

Esta selecção é do AMC. Gosto de golos com a qualidade, como todas as pessoas gostam em termos gerais, no entanto aprecio de igual modo o esforço conjunto da equipa.

E Pluribus UNUM

segunda-feira, 3 de junho de 2013

2012 2013 S.L. Benfica

Esta época não foi uma época de sonho mas fez-nos sonhar.

Partindo do facto que o Sport Lisboa e Benfica é um clube ecléctico, porventura o presidente do Benfica deveria ter utilizado mais umas palavras nesta frase...
Atletismo
Formação 
Formação
Vólei
Basquetebol
Hóquei
O Benfica não é nenhum convento, detesto a ideia de que estas modalidades tenham salvo algum tipo de honra ao clube. São todas, e outras como Artes Marciais, Golfe, Judo, Rugby, Natação, Canoagem, Andebol e Futsal (que está nas meias finais do play-off do campeonato) partes integrantes de uma tremenda relação simbiótica que é o Sport Lisboa e Benfica. Aquilo que o futebol profissional não foi capaz de conquistar, algumas das restantes modalidades do clube acabaram por o fazer. Tem sido assim a vida deste clube nos últimos anos que se têm tornado longos.

Destas fabulosas conquistas, é natural que deva destacar duas: Os Juvenis e o Hóquei. Há uma ilação a retirar dos feitos que estes atletas do Sport Lisboa e Benfica levaram a cabo no dia de ontem: O local, o adversário e o ordenado... Para relembrar, que 2013 2014 já anda a mexer:
Malta nova com sangue na guelra, estes Juvenis. E depois...

Malta adulta com sangue na guelra, estes hoquístas...

Pronto, nem todas as modalidades triunfaram esta época. Mas o Benfica viu, uma vez mais, enriquecido o seu espólio de títulos... E de que maneira.

PS1: Gostava de relembrar o presidente deste facto que foi uma bandeira na campanha eleitoral do passado ano:
Caro presidente... Avante para um Benfica auto-sustentável.

PS2: Lamentável que a perda algo incompreensível da taça de Portugal, possa ser o motivo para a saída do maior goleador do Benfica (desde a saída de Rui Águas).

E Pluribus Unum